Por Mônica Benarroz – Nutricionista do Grupo COI
Todo o mundo sabe que a dor é uma sensação tão desagradável que, às vezes, não temos vontade de fazer nada, nem de comer. Mas também todo o mundo sabe que comer é uma condição básica para tornar nosso organismo mais forte. Então, como resolver esse dilema?
A dor pode ser provocada por várias situações, dependendo do momento da doença. Para isso, existem vários tipos de medicamentos para seu alívio. Isso ajuda a melhorar o ânimo e aliviar a dor, o que é ótimo, mas pode trazer alguns incômodos na função intestinal.
Popularmente conhecida como “prisão de ventre”, a constipação é um sintoma muito comum em pacientes que fazem uso de analgésicos opioides, como o tramadol, a codeína e a metadona. A constipação tem como característica principal o esforço e a dificuldade na evacuação, o desconforto abdominal, além de outros sintomas. Nesse caso, o melhor tratamento é o uso regular de laxante, que deve ser prescrito pelo médico, associado ao exercício e à alimentação laxativa.
Com o objetivo de prevenir a constipação e tornar sua alimentação mais nutritiva, saborosa e regada de otimismo, vale a pena lembrar que o consumo regular de suco de frutas naturais e um prato colorido de salada podem ajudar a manter o corpo mais nutrido, e o intestino funcionando melhor.
Investir na qualidade de vida através do controle da dor e do alívio dos sintomas é mais uma forma de cuidado integral.
Seguem algumas dicas para prevenir e tratar a constipação:
- Preferir alimentos ricos em fibras, como as frutas frescas, as hortaliças cruas e os cereais integrais;
- Adicionar azeite na comida (pelo menos 1 colher de sobremesa);
- Beber pelo menos 2 litros de líquidos por dia, preferencialmente sem açúcar e sem gás, para evitar distensão abdominal;
- Beber sucos laxativos regularmente;
Água de coco com couve e cenoura
Suco de laranja com mamão e ameixa-preta
Suco de manga com abóbora e espinafre
Suco de maracujá com beterraba e salsa - Reduzir o consumo de massas e frituras.