Por Monica Benarroz – Nutricionista do Grupo COI
A soja (Glycine max (L.) Merrill) é uma leguminosa oleaginosa, rica em proteína, gorduras poli-insaturados, fibras e em diversas vitaminas e minerais. Também é rica em isoflavonas, substâncias com ação semelhante à do hormônio
feminino – o estrogênio –, que tem muitas propriedades, entre elas a ação antioxidante.
A proteína da soja é semelhante às proteínas de origem animal, de alto valor biológico; entretanto, contém menos aminoácidos sulfurados, como a metionina e a cisteína. Apesar de a soja ter o óleo como subproduto, sua proteína texturizada e seu extrato, conhecidos respectivamente como carne e leite de soja, são pobres em gordura.
Alimento milenar, a soja faz parte da culinária e da tradição oriental. No passado, recebeu o nome de “grão sagrado” e estava presente no variado cardápio dos povos do Oriente, associada a outras fontes de alimentos vegetais e animais.
No Ocidente, a soja ganhou destaque internacional com o cultivo americano após a Primeira Guerra Mundial. No Brasil, somente a partir da década de 1970, esse alimento passou a ter destaque, em razão da produção do óleo no mercado exterior.
Muitas são as curiosidades que podemos descobrir sobre a soja e suas propriedades. Aguarde as próximas edições.