Muitas pessoas ficam preocupadas com os cardápios das festas de fim de ano. Normalmente, os pratos são requintados, regados no azeite, na maionese e nas frituras, além das variedades de aperitivos, drinks e deliciosas sobremesas. Mas como resistir a tantas reuniões sociais cheias de opções engordativas? O segredo está no planejamento das refeições e na moderação do quanto comer e beber. Seguem algumas dicas que podem ajudar:
1) Seja moderado na quantidade. O momento é de festa e comunhão, por isso, não vale a pena deixar de comer e brindar. Mas a quantidade que se coloca no prato e no copo farão a diferença.
2) Coma devagar! Mastigue bem e saboreei sem pressa tudo que for comer. Isso a ajuda a saciar e evita de repetir o quitute que foi saboreado com tranquilidade.
3) Faça as refeições regulares do dia, de modo balanceado e nutritivo. Evite ir para as festividades com “barriga vazia”. Quando mal alimentado, a fome a vontade de come se torna mais intensa.
4) Reduza o consumo de bebidas alcoólicas. Além de muito calóricas, as bebidas diminuem a atenção e consciência, podendo favorecer o consumo descontrolado das guloseimas.
5) Caso seja presenteado com trufas e chocolates, aproveita para doar alegria e as calorias.
6) Aumente o consumo de água no período das festas de fim de ano. Isso ajudar a limpar o rim.
7) Mantenha a pratica de atividade física regular. Se ainda não faz, é uma excelente oportunidade para iniciar.
Lembre-se que não existe dieta milagrosa. O segredo está em comer pouco e fazer exercício físico. Boas festas !
Por Monica Benarroz – Nutricionista do Grupo COI