O Instituto COI foi criado em 2008, com o objetivo de melhorar a vida das pessoas com câncer, desenvolvendo programas de pesquisa e educação no campo da oncologia. Tem como metas participar ativamente no processo de inovação e gerar conhecimento em saúde, para que o cuidado dos pacientes com câncer no Brasil e no mundo seja cada vez melhor e mais eficiente.

Em 2013, foi feita uma reestruturação no Centro de Pesquisa do Instituto COI com a contratação de uma equipe sênior em pesquisa clínica, todos com larga experiência em clinical trials e em estudos institucionais de iniciativa do investigador.

Inauguramos também um novo espaço, bem maior que o anterior, compatível com a expansão da operação nas áreas de pesquisa, educação e gestão.

Com a pesquisa clínica, através de estudos retrospectivos e prospectivos em todos os tipos de cânceres, procuramos entender o real benefício que é oferecido aos pacientes tratados. Nesses estudos são avaliados aqueles desfechos que fazem diferença para as pessoas, como o tempo de vida e a qualidade de vida. O conhecimento dos desfechos conseguidos permite a comparação dos resultados encontrados na nossa instituição com aqueles obtidos por instituições internacionais. Serve para mostrar onde estamos posicionados e o quanto precisamos avançar no Brasil em relação às referências mundiais.

Nos próximos anos, haverá mais estudos conduzidos com novas medicações extremamente promissoras que ainda não estão disponíveis para uso para combate ao câncer no Brasil.

Na área de educação, o Instituto COI oferece cursos de extensão em oncologia e hematologia para acadêmicos e profissionais da saúde, programas de educação continuada para a equipe multiprofissional, residência em física médica, além de treinamento e capacitação de profissionais de outros centros de saúde para tecnologias de vanguarda e programas de estágio para acadêmicos.

Desta forma, o Instituto COI vem estimular a pesquisa científica e a educação continuada, a fim de gerar informações no campo da oncologia, hematologia e radioterapia, promovendo o aprimoramento dos profissionais da saúde e auxiliando os mesmos na tomada de decisões na prática clínica diária, para oferecer o melhor tratamento possível aos pacientes.