PRONON
O Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) que encontra-se encerrado, foi instituído pela Lei nº 12.715/2012 e implantado pelo Ministério da Saúde para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas, sem fins lucrativos, no campo da oncologia.
Para mais informações sobre o PRONON, acesse o link abaixo:
http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/se/se-desid-pronon
Hoje, mais do que nunca, se conhece a importância de conservar por longo tempo o material biológico obtido dos pacientes no momento da biópsia. Tal material será utilizado principalmente para o diagnóstico da doença, mas também para a pesquisa de novas moléculas (biomarcadores), que, nos dias atuais, são notavelmente úteis para guiar qual será o tratamento mais indicado e eficaz para aquele tipo de câncer.
Assim, o Banco de Tumores do Instituto COI terá o propósito de armazenamento de amostras biológicas dos pacientes com diagnóstico de câncer. Esperamos reproduzir os achados encontrados em outros países na nossa população e contribuir com novas descobertas no campo da oncologia.
Sabe-se que o câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer no mundo. Apesar dos avanços recentes em relação ao diagnóstico e ao tratamento, há poucas informações sobre seu real impacto em desfechos importantes, como qualidade de vida, preferência dos pacientes, custo-utilidade e até mesmo sobrevida, principalmente no Brasil.
Nesse estudo, tais dados serão coletados no cenário da saúde suplementar (privada) brasileira, visando não só conhecer o impacto da doença nessa população, mas também compará-lo com dados de outras realidades e países. No orçamento aprovado pelo PRONON, foi contemplado o treinamento de profissionais e a aquisição de equipamentos para coleta e análise dos dados. Espera-se, com esse projeto, contribuir no futuro com informações que otimizem a alocação de recursos no país, promovendo melhor qualidade de vida para os pacientes e os familiares.
Valor total do projeto: R$ 681.921,00
Quantidade de beneficiados diretos: 100 pacientes/ano
A busca por um tratamento individualizado, mais eficaz e com menos efeitos colaterais, é o objetivo que hoje norteia as principais instituições mundiais dedicadas ao tratamento de pacientes com câncer.
Pesquisas indicam que cada tipo de câncer apresenta características únicas – alguns são mais agressivos, outros respondem melhor ao tratamento. Desse modo, podem ser agrupados em subtipos moleculares com diferentes implicações prognósticas.
Para a obtenção da correta classificação ou do subtipo do tumor, baseado nas características moleculares, diferentes técnicas de laboratório são utilizadas, como a imuno-histoquímica e o sequenciamento genético. Esses testes analisam as características moleculares do tumor e podem fornecer informações sobre a agressividade, o risco de metástases com o passar dos anos e as melhores opções de tratamento.
Portanto, espera-se que no futuro seja possível tratar cada tipo de câncer baseando-se nas diferenças moleculares que esse apresenta, oferecendo assim um tratamento sob medida e personalizado para cada paciente.
Para isso, é importante o constante investimento nas pesquisas e no estudo das características genéticas do câncer na nossa população.
O Instituto COI oferece participação em projetos de pesquisa voltados para a medicina personalizada. Os pacientes voluntários assinam um termo de consentimento livre e esclarecido para coleta e utilização de suas amostras.
Para apoiar os projetos do Instituto COI, faça uma doação.