Por Monica Benarroz – Nutricionista do Grupo COI

Falar de obesidade não é um assunto muito simpático, apesar de o tema ser frequentemente estampado em várias revistas e debatido em muitos programas de rádio e televisão. Ainda, assim, é necessário provocar algumas reflexões sobre o tema.

Nosso objetivo é descrever algumas causas e consequências da obesidade e, de alguma maneira, influenciar seu comportamento alimentar.

Queremos descortinar esse problema que afeta tantas pessoas, de diferentes classes sociais, escolaridades e nacionalidades. Afinal, o mundo todo está com a sua atenção voltada para a obesidade, que vem crescendo a cada ano e provocando muitos impactos negativos, tanto para o individuo quanto para a sociedade, perpassando todos os ciclos da vida: infância, adolescência, juventude, maturidade e velhice.

A obesidade é uma doença complexa, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal e resultante de diversas causas, ou seja, possui dimensões sociais, biológicas e psicológicas.

O impacto da obesidade na saúde física e emocional tem reflexos na saúde pública, provocando o aumento de diversas doenças crônicas e debilitantes – pressão alta, diabetes, inflamação nas articulações, gordura no fígado, alguns tipos de câncer – muitas vezes acompanhadas com dores crônicas e deformações físicas. Além das doenças físicas, muitas pessoas desenvolvem depressão e o sentimento de impotência diante do drama de não conseguir emagrecer.

O comportamento alimentar é um fator determinante tanto no controle como no tratamento da obesidade, já que a escolha dos alimentos determinará a quantidade, a variedade e a frequência dos grupos de alimentos consumidos.
Se possui várias causas, a obesidade precisa ter várias formas de tratamento, incluindo mudanças no estilo de vida. Não existe uma fórmula mágica nem um caminho fácil.

Mas como posso mudar meu estilo de vida e hábitos tão arraigados?

Das diferentes formas de tratar a obesidade, a mais importante é a motivação de querer mudar. Não é tão fácil, mas as mudanças acontecem de modo gradativo.

Seguem algumas estratégias que podem ajudá-lo a criar outros hábitos, combater a obesidade e ter uma vida mais saudável (QUADRO).

Lembre-se de que o tratamento depende de várias ações, algumas vezes com ajuda de profissionais especializados, além de muita determinação.