Por Luciana Fernandes – Nutricionista do Grupo COI

As carnes processadas são alimentos que sofreram algum tipo de transformação pela indústria e estão relacionadas ao aumento no risco de doenças cardiovasculares e câncer. Um exemplo desse tipo de alimento são salsichas, presunto, bacon, salame e nuggets.

A indústria alimentícia adiciona nitratos e nitritos aos embutidos (carnes processadas) por serem conservantes e responsáveis pela cor e pela estabilidade do produto. Os nitratos são pouco tóxicos, se usados em pouca quantidade; já os nitritos possuem toxicidade maior. Uma vez adicionados aos alimentos, tais conservantes dão origem a compostos nitrosos chamados “nitrosaminas”.

O alto consumo de carnes processadas é preocupante, visto que esses alimentos possuem em sua composição nitratos e nitrosaminas, potencialmente cancerígenos.

Um grande estudo realizado em dez países europeus, chamado European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition, aborda a questão do consumo de carnes processadas. Por meio dele, foi possível verificar que o grupo de pessoas que possui uma alimentação com grande quantidade de carnes processadas e pobre em frutas e verduras está mais propenso ao risco de morte por câncer.

Vários outros estudos também relacionam esse tipo de alimento com o aparecimento de câncer de pâncreas e intestino.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) já está dando maior atenção ao controle no consumo de carnes processadas, que, juntamente com as carnes vermelhas, não deve passar de 500 gramas por semana.

Ainda são necessários mais estudos na área de alimentação e perfil populacional que abordem o tempo de consumo e a exposição das carnes processadas, mas a bibliografia disponível já mostra a importância do controle da qualidade de nossa alimentação.

A informação ajuda muito na modificação de hábitos alimentares. Com esse objetivo, o Ministério da Saúde disponibiliza, em seu site, o “Guia Alimentar” para a população brasileira.

Uma alimentação saudável ainda é a melhor terapêutica para prevenir doenças como o câncer.