O câncer de bexiga é um tipo de câncer que começa nas células que revestem a bexiga. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, a estimativa é de aproximadamente 10 mil novos casos da doença apareçam todos os anos, sendo a maioria apresentada por homens.

Conheça mais

O câncer de cabeça e pescoço é um termo genérico para designar um grupo heterogêneo de tumores classificados de acordo com sua localização: cavidade oral; nasofaringe; orofaringe; hipofaringe; laringe; cavidade nasal e seios paranasais; glândulas salivares. Esses locais são áreas diretamente envolvidas com as funções de fala, deglutição, respiração, paladar e olfato, entre outras.

Conheça mais

O intestino grosso (cólon e reto) faz parte do sistema digestivo e consiste em um longo tubo muscular de aproximadamente 1,5 metros de comprimento, que tem a finalidade de absorver água e nutrientes e eliminar os resíduos alimentares sob a forma de fezes.

Normalmente, as células crescem e se dividem para formar novas células e substituir aquelas que envelheceram e morreram.

Ás vezes este processo sofre alterações e as células começam a se dividir sem precisar, e as células velhas não morrem quando deveriam.

Conheça mais

O esôfago é um “tubo” que leva o alimento da boca ao estômago e permite a passagem do alimento para o sistema digestivo. O esôfago é formado por três camadas de tecido (mucosa, muscular e tecido conjuntivo) O câncer de esôfago é um tipo de câncer que acomete as células de revestimento do esôfago. O esôfago é dividido em três partes (superior, médio e inferior). O câncer dos terços superior e médio, em geral, são carcinomas epidermoides, enquanto os cânceres do terço inferior, em geral, são adenocarcinomas.

Conheça mais

O câncer de estômago, também conhecido como câncer gástrico, é o câncer que acomete as células de revestimento do estômago. Os tumores de estômago geralmente começam na camada mucosa e podem progredir para as outras camadas.

Conheça mais

O câncer primário do fígado é o tumor maligno que acomete as células do fígado. O comprometimento do fígado por outros tumores localizados em diferentes partes do corpo é chamado de tumor maligno secundário do fígado ou câncer de fígado metastático.

Conheça mais

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação anormal de células da mama, que podem ou não formar um nódulo palpável. Pode acometer ambos os sexos, sendo raro nos homens.

As células do câncer de mama podem migrar para linfonodos da axila e para outros órgãos como pulmões, fígado, osso e cérebro, o que chamamos de metástases. Quanto mais precoce for diagnosticado, mais chance de sucesso com o tratamento.

Conheça mais

Câncer de ovário é a denominação genérica dos diferentes tipos de tumores malignos que afetam os ovários. Em sua maioria – em torno de 80% dos casos –, são tumores de linhagem epitelial do tecido ovariano, que chamamos de carcinomas.

Conheça mais

O pâncreas é uma glândula produtora de hormônios reguladores do metabolismo, como a insulina e de enzimas digestivas. Localiza-se no andar superior do abdome, atrás do estômago. As suas enzimas são despejadas no duodeno, parte inicial do intestino delgado logo após o estômago, através de um canal junto ao outro canal que expele a bile do fígado. O órgão se divide em 3 partes: cabeça, corpo e cauda. A maior parte dos casos de câncer de pâncreas localiza-se na cabeça e isso resulta em uma série de sinais e sintomas sugestivos da doença.

Conheça mais

A próstata é parte do sistema reprodutivo masculino. Anatomicamente, está localizada na frente do reto (final do intestino) e embaixo da bexiga. A próstata envolve a uretra, que é o canal que leva a urina da bexiga para fora do corpo. Normalmente a próstata tem as medidas de uma noz, entretanto, quando aumentada de tamanho, pode comprimir a uretra e diminuir ou cessar o fluxo de urina.

A próstata também é uma glândula e produz parte do líquido seminal (que ajuda a carregar os espermatozoides) e uma proteína conhecida como PSA (Prostate-Specific Antigen) ou o antígeno prostático específico.

Tumores (crescimentos celulares) benignos e malignos podem acometer a próstata. O tumor maligno mais frequente dessa glândula é o adenocarcinoma da próstata.

Conheça mais

O câncer primário de pulmão é o câncer que acomete a traqueia, os brônquios ou o tecido pulmonar (alvéolos). As células anormais são provenientes de traqueia, brônquios e alvéolos, e não células provenientes de outros órgãos (no caso de as células malignas migrarem de outros órgãos para o pulmão, o câncer de pulmão é secundário ou metastático).

Existem dois principais tipos de câncer de pulmão primário: o câncer de pulmão de pequenas células e o câncer de pulmão não pequenas células. Existem diferentes tipos de câncer não pequenas células. Cada tipo difere em relação ao crescimento e comportamento biológico.

Os tumores mais frequentes não pequenas células são o carcinoma epidermoide, o carcinoma de células grandes e o adenocarcinoma. Existem dois tipos principais de câncer de pulmão de pequenas células. São eles o tipo pequenas células (oat cellem inglês) e o tipo combinado. Em geral, nos países desenvolvidos, cerca de 85% dos casos de câncer de pulmão são não pequenas células e 15% de pequenas células.

Conheça mais